Chuteira preta vira obrigatoriedade na base do Manchester City

Com a chegada de Pep Guardiola, muita coisa mudou no Manchester City, tanto dentro quanto fora de campo, mas uma dela tem chamado a atenção da imprensa inglesa, já que agora todos os jogadores sub-18 tem a obrigatoriedade de utilizar chuteiras pretas.

A medida que vai contra a tendência das principais marcas do mercado, como Nike, Adidas e Puma, visa levar simplicidade e diminuir a importância do marketing, fazendo com que os jogadores “mantenham o pé no chão” e se preocupem apenas em jogar futebol.

Mas engana-se quem pensa que a regra da chuteira preta, é algo isolado e uma exigência barata do técnico multi-campeão, tudo faz parte de uma grande estratégia a longo prazo que visa modificar toda a estrutura de futebol do clube e é o motivo maior pelo qual o técnico foi contratado, transformar o City em um celeiro de craques formados na própria base, algo parecido com o que foi feito no Barcelona.

Chuteira preta vira obrigatoriedade na base do Manchester City jogo

A ideia no entanto não é de agora e iniciou há pouco mais de dois anos, quando foi criada a Academia de Futebol do Manchester City, complexo que teve investimentos de aproximadamente 200 milhões de libras, e hoje conta com aproximadamente 450 jovens que representam o futuro e o presente do clube, isso porque jogadores como Kelechi Iheanacho, Brahim Diaz, Manu Garcia, Besant Celina, Angelino, Cameron Humphreys, Aleix Garcia, Tosin Adarabioyo, David Faupala, Brandon Barker e Pablo Maffeo são alguns dos nomes que saíram de lá e já tiveram oportunidades na equipe principal que hoje é comandada pelo técnico Guardiola.

“Eu não sou alguém que se deixa levar, mas eu nunca vi nada parecido com os talentos que temos nesta academia”, disse ao jornal Mirror, o empolgado Jason Wilcox, ex-jogador inglês e responsável pela base desde a chegada de Pep.

O entusiasmo do treinador da base é atestado pelos números da última temporada, onde foram conquistados mais de 15 títulos do sub-10 ao sub-18, tornando o City a maior potência inglesa no trabalho de base.

O nosso objetivo é ter na equipe principal a médio prazo, a maioria dos jogadores vindos da base, isso seria ótimo para manter a identidade do time.

► Compre a camisa de clubes ingleses na Fut Fanatics

O que acha dos jogadores da base do Manchester City serem obrigados a usar chuteiras pretas?