Neymar 2018

No futebol moderno, os clubes, seja no Brasil, ou no mundo todo, dependem de dinheiro dos patrocinadores para montar seus times e ter as principais estrelas do mundo vestindo suas camisas.

O contrato dessas marcas com os clubes são mais conhecidos dos torcedores. Bancos, financeiras, empresas automobilísticas, casas de apostas esportivas e companhias aéreas, geralmente ocupam espaços nos mantos sagrados destes times. Mas e entre os jogadores?

Messi Nemeziz Cold Blooded

Sabemos que muitos jogadores de futebol pelo mundo possuem contratos milionários com patrocinadores, como por exemplo Neymar e a Nike, Messi e Adidas, entre outros. Muitos deles também possuem contratos individuais com outras empresas, para ser garoto propaganda, estrelar comerciais e ir em eventos patrocinados.

Mas, focando-se apenas nos contratos com as fornecedoras, fazemos a pergunta: você sabe como é feito um contrato entre um atleta profissional e uma marca esportiva?

Muitos pensam que o atleta recebe um valor fixo por mês e materiais da marca para utilizar, mas, vai bem além disso. O site francês Espoirs du Football divulgou há algum tempo fotos de um contrato de um jogador da Seleção Francesa sub-17, com todas as divisões que um contrato básico traz, como duração, obrigação de utilizar roupas da empresa, valores de permuta, premiação por metas.

Como é feito um contrato de jogador com uma marca esportiva?

Podemos ver que não há uma quantia fixa a ser paga para o atleta, mas sim um valor em produtos da marca, que aumentam caso ele suba de categoria na seleção, começando em 5 mil euros (aproximadamente 20 mil reais), e chegando até 8 mil euros (aproximadamente 32 mil reais) caso ele chegue até o sub-21.

Abaixo, é possível ver que ele ainda receberá um valor bônus em alguns casos, como vencer, com a seleção, os títulos da Euro e do Mundial de sua categoria, e ser artilheiro e melhor jogador em cada uma delas. Cada conquista dessa renderá a ele mais 5 mil euros.

Nike apresenta último capítulo de chuteiras de Cristiano Ronaldo

E este é um contrato básico, de jogador sub-17. Imagine então o contrato de um Cristiano Ronaldo ou Neymar, por exemplo. Com certeza são colocadas outras cláusulas, como postagens em redes sociais, participação em campanhas da marca, participações em um mínimo de jogos durante a temporada, metas de gols e assistências, entre outras coisas.

O que achou dos detalhes de um contrato de patrocínio de uma marca esportiva com um atleta?